terça-feira, 30 de agosto de 2011

30 de agosto de 1988 - Ele lembra?

FONTE: APP SINDICATO - O '30 de agosto' - No dia 30 de agosto de 1988, os professores estaduais foram às ruas numa passeata histórica. Na época, a categoria estava em greve e exigia do governo Álvaro Dias, entre outros itens, o pagamento de um direito que lhes cabia: o piso de três salários mínimos. Na esperança de abrir as negociações com o Executivo, os trabalhadores da educação - e vários membros da comunidade escolar - caminharam até o Centro Cívico para tentar dialogar com o poder público.  No entanto, ao chegarem ao local, em vez de serem recebidos pelo governo, foram recepcionados pela polícia - inclusive a cavalaria -, que os rechaçou a base de cacetetes, cães e bombas de efeito moral. A repressão deixou dezenas de feridos. Desde então, a data '30 de agosto' tornou-se o "Dia de Luto e de Luta dos Trabalhadores em Educação Pública", na qual a categoria vai às ruas cobrar o devido respeito à educação e ao trabalho de professores e funcionários de escola.

Este breve relato da APP já basta para nos encher de tristeza pelo que aconteceu, e de alegria pela garra dos professores e professoras que até hoje lutam pelas causas da classe. E as causas desta classe, são de todos nós. Minha mãe é professora da rede pública de ensino desde que me conheço por gente e me orgulho e defendo salários justos para quem forma todo tipo de gente, de todas as idades.

Atualmente senador, o ex-governador do Paraná, protagosnista do triste episódio, Álvaro Dias (TWITTER), faz oposição de olhos fechados ao governo federal. Será que ele lembra do dia 30 de agosto de 1988?

Um comentário:

  1. O povo pode até ter memoria curta, mas a imprensa sempre nos ajuda a lembrar esses fatos. Bjs!!!

    ResponderExcluir