segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Conversa Entre Amigos realizará encontro!

Recebi por e-mail a informação, do maigo Sergio Wesley, do grupo de leitura Conversa Entre Amigos.
 
Laurentino Gomes volta a Curitiba para segundo encontro com leitores do programa Conversa Entre Amigos

Mais de 500 pessoas são aguardadas no Centro de Convenções de Curitiba para um bate-papo sobre o livro “1822”, mais novo sucesso do jornalista maringaense Laurentino Gomes

O programa Conversa Entre Amigos traz novamente a Curitiba o escritor e jornalista Laurentino Gomes, dessa vez para debater com os leitores da cidade o seu mais recente livro: “1822”. Lançado em setembro passado, “1822” já vendeu mais de 250 mil exemplares e está na lista dos livros mais vendidos no Brasil desde o seu lançamento. Esta é a segunda que Laurentino Gomes vem a Curitiba participar do Conversa Entre Amigos, programa de incentivo à leitura criado e mantido pelo deputado federal Marcelo Almeida.

“1822” é o segundo livro-reportagem de Laurentino Gomes, dando sequência ao seu primeiro título – “1808” –, que trata da vinda da família Real Portuguesa para o Brasil. Em “1822”, o autor começa sua narrativa de onde parou no livro “1808”, depois da volta de D. João VI para Portugal, tendo como ponto alto a decisão de D. Pedro às margens do riacho Ipiranga.

Laurentino continua focado no perfil pouco conhecido dos principais personagens da história do Brasil. Por isso, o complemento do título do seu novo livro é “Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil – um país que tinha tudo para dar errado”. Segundo o autor, o objetivo é explicar como o Brasil conseguiu manter sua integridade territorial e se firmar como nação independente em 1822.

De acordo com o autor, o novo país nascia falido, analfabeto, sem soldados e armas para enfrentar reações de Portugal e de algumas províncias, muitas delas já querendo a República. “As dúvidas a respeito da viabilidade do Brasil como nação coesa e soberana, capaz de somar os esforços e o talento de todos os seus habitantes, aproveitar suas riquezas naturais e pavimentar seu futuro persistiram ainda muito tempo depois da Independência”, afirma Laurentino, na apresentação do livro.

É justamente nesse tempo de instabilidade que surge a Constituição de 1824, que já trazia ideias como a reforma agrária, o estímulo à agricultura familiar, proteção das florestas, respeito aos índios, educação para todos e a transferência da capital do Rio de Janeiro para algum ponto da região Centro-Oeste.

Vencedor do Prêmio Academia Brasileira de Letras, na categoria Ensaio, Crítica e História Literária, e do prêmio Jabuti de Literatura, na categoria melhor livro de reportagem, com o título “1808”, Laurentino Gomes encerra a programação deste ano do Conversa Entre Amigos. O evento será realizado no Centro de Convenções de Curitiba na próxima segunda-feira (13), a partir das 19h30. Os ingressos para o encontro são gratuitos e podem ser solicitados pelo telefone (41) 3023-6300. Os organizadores do programa sortearão livros entre os participantes da Conversa.

O programa Conversa Entre Amigos (www.conversaentreamigos,com.br) nasceu em 2004 e já reúne mais de 1.500 leitores cadastrados. Além de Laurentino Gomes, o programa já contou com as presenças de outros grandes escritores, como Roberto da Matta, Cristózão Tezza, Miguel Sanches Neto e Domingos Pelegrini.

Perfil do autor: Laurentino Gomes, paranaense de Maringá, é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Administração pela Universidade de São Paulo e cursos na Inglaterra nos Estados Unidos. Em 31 anos de profissão trabalhou como repórter e editor para alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, incluindo o jornal O Estado de S. Paulo e a revista Veja.

Serviço:
Conversa Entre Amigos com Laurentino Gomes – “1822”
Dia 13 de dezembro / segunda-feira
19h30
Centro de Convenções de Curitiba (rua Barão do Rio Branco, 370 – Centro)
Ingressos pelo telefone (41) 3023-6300

Nenhum comentário:

Postar um comentário