quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Movimento debate questões sociais em Francisco Beltrão




Por Larissa Mazaloti

Nasce em Francisco Beltrão uma nova frente. Um grupo sem partido político, porém um grupo ativista político. Um espaço para qualquer pessoa, de qualquer pensamento que esteja no caminho do justo e da igualdade. Nasce sob o aval do grupo Tortura Nunca Mais – PR através do projeto Resistir é Preciso e o fomento à criação de Centros Culturais de Direitos Humanos – Sociedade Direitos Humanos para a Paz (Ccdh – DHPAZ FB) que aconteçam na universidade, mas que não sejam da universidade.

Depois da passagem do projeto Resistir é Preciso e uma tomada de consciência cidadã que foi aquecida pelo movimento contra o aumento do número de vereadores e o descaso dos representantes para com os representados – nós, senhores, o povo.

A idéia de se discutir Direitos Humanos engloba a luta nacional pela abertura de documentos secretos da ditadura, mas ao mesmo tempo, além desta bandeira, cuidar do lugar onde vivemos e das pessoas que nos cercam – todas dignas de um tratamento igual em todos os espaços sociais e públicos.

O Ccdh-FB é, assumidamente também, uma escola em que se complementa o conhecimento com a opinião do outro, da outra. É um movimento, não uma entidade. É berço de uma formação mais política, mais crítica, mais atenta e mais solidária para cada um que sentir-se aconchegado aos demais nos encontros que têm acontecido regularmente, às quartas-feiras, as 18h30 na Unioeste.

Estamos no começo. É um começo. Não é utopia, não é uma doutrina. É um grupo protetor da democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário