domingo, 10 de julho de 2011

Papo no Boteco - Saiba mais sobre o @BeltraoDaDepre

Ser mais seguido do que seguir é o ideal de qualquer tuiteiro que se preze. Mas tornar-se popular no Twitter não é tão fácil quando se trata de pessoas comuns. Como toda rede social na internet, muita gente se aproveita da facilidade do anonimato para criar perfis “fakes” (do inglês: falsos).

Como tudo, isso tem o lado bom e o ruim. Há quem aproveite a situação para ofender, denegrir e até prejudicar, mas esse não é o caso do @BeltraoDaDepre.

Os autores, um menino e uma menina, mantêm a identidade em segredo e eu é que não vou estragar a brincadeira né? Ele tem 21 anos e trabalha na área de saúde e ela tem 20, e trabalha na área de educação. Ambos são acadêmicos e já se conheciam antes de criar o perfil. Por conta da afinidade e do gosto pelas redes sociais, decidiram juntos criar o @BeltraoDaDepre para fazer humor.

Eles fingiram que estavam tuitando no meu pc, na @radioondasul
Eles estiveram na rádio Onda Sul FM, onde entrevistei os dois. São simpáticos e atentos a tudo que possa render uma piada. Até mesmo a bagunça, peculiar a toda sala de redação virou post, sem ofensas, é claro. 

A entrevista em áudio, vai ao ar nesta semana no Onda News. Você pode ouvir nos 98.7 ou pela internet www.radioondasul.com.br. E é claro que o Boteco na Rede não poderia ficar de fora!

@larissamazaloti: Como surgiu a idéia de criar um perfil fake que faz piadas com notícias sérias?

@BeltraoDaDepre:  Bom, a gente sempre se envolveu com redes sociais e mídias, temos gostos parecidos, criamos juntos. Demoramos porque poucas pessoas usavam o Twitter. Aí apareceu o Pérolas Beltrão e acabou desaparecendo. Surgiu um @BeltraoDaDepre que mudou o nome no dia primeiro de abril, por brincadeira, e a gente sem saber, criou. Eles até voltaram e reclamaram, mas continuamos.

@larissamazaloti: Esse nome, Beltrão da Deprê, dá a impressão de que vocês não gostam da cidade...

@BeltraoDaDepre: É só um nome de piada. Na verdade começou com o Cão da Depressão (@caodadepressao), mas a lógica é um pouco diferente. Eles postam só depressão mesmo, a gente não. Comentamos muito sobre a falta de opções em Francisco Beltrão.

@larissamazaloti: Vocês já tem mais de 800 seguidores. Porque esse tipo de conteúdo que vocês postam interessa tanto para as pessoas?

@BeltraoDaDepre: Acho que é humor saudável. Temos outros exemplos de sucesso no Twitter, como Vou Confessar Que... (@VouConfessarQue), O Criador (@OCriador). Atualizamos direto e o Twitter possibilita a que pessoal siga esse humor, isso interessa. Sempre criamos hashtags (palavras antecedidas pelo símbolo #), para divulgar um fato ou assunto. Em aproximadamente três meses do perfil conseguimos muitos seguidores. Não pedimos nem forçamos pra isso. Seguem porque gostam.

@larissamazaloti: Vocês usam notícias para postar. Precisam estar sempre ligados...

@BeltraoDaDepre: (Ela): Antes eu só olhava jornal pra ver piadinha e agora estou sempre ligada em eventos, no que acontece ou aconteceu.

@larissamazaloti: Como é a rotina para tuitar?

@BeltraoDaDepre: Os dois tem a senha. Ela tuita mais de manhã e eu a tarde. Se um dos dois quer publicar algo duvidoso, conversamos antes pra ver a melhor forma, principalmente quando envolve nome e notícias. Quando é algo mais tranqüilo, cada um é livre para postar o que vem na cabeça.

@larissamazaloti: Vocês têm medo de ter problemas por causa dos posts? Que alguém se sinta ofendido?

@BeltraoDaDepre: As vezes passa pela cabeça e é nessas horas que a gente conversa, pra  que ninguém leve a mal. Como tomamos cuidado, estamos tranqüilos.

@larissamazaloti : O que vocês acham de perfis fakes que ofendem as pessoas?

@BeltraoDaDepre:  Vou cuidar pra não falar palavrão, mas quem faz isso é mal resolvido, não tem senso de humor, não tem competência pra aparecer e usa de recursos malditos para se promover. É impossível que esses perfis relacionados a Beltrão, que falam mal de tudo não façam absolutamente nada do que criticam como: sair, beber, se divertir. Quem acha tudo de ruim na cidade, que vá embora.

@larissamazaloti: A notícia da vinda e do adiamento da vinda de presidente Dilma para Francisco Beltrão rendeu muitos posts para vocês...

@BeltraoDaDepre:  Ela “arregou”! Ela “arregou”! (risos). O fato de ela vir, de não vir e de remarcar foi notícia. Vamos tentar ver um pouco da presença da presidente para postar, mas se ela não vir vai “arregar” de novo e gerar comentário, mas achamos que ela vem e não dá pra julgar ela.

@larissamazaloti: O que especificamente é deprê em Francisco Beltrão?

@BeltraoDaDepre:  Todo mundo fica em casa no final de semana. Até tem coisas pra fazer mas não agrada. Os amigos de outra cidade colocam “saindo” no status do MSN. Os de Francisco Beltrão sempre estão on line, em casa, vendo filme. Tem lugares pra sair, mas não tem com quem, não em como: é deprê!

@larissamazaloti: Vocês têm outros projetos?

@BeltraoDaDepre: Queremos criar um vlog (videolog). Até temos tempo, mas falta recurso.

@larissamazaloti: E a identidade, será revelada?

@BeltraoDaDepre:  No início pensamos que teríamos que nos revelar, mas decidimos que não, porque a graça é essa.

@larissamazaloti: Vocês acham que o Twitter facilitou a divulgação da informação?

@BeltraoDaDepre:  A gente mesmo, antes não acessava sites de notícia, ou ler jornal, e o Twitter é essa ferramenta.  É um meio democrático.

@larissamazaloti: Pretendem faturar grana com as redes sociais?

@BeltraoDaDepre:  Em primeiro lugar queremos divertir, agradar o público, mas se der certo, por que não?

2 comentários:

  1. Larissa, parabéns pelo espaço.
    Gostei e voltarei mais vezes (quando o tempo mo permitir)

    Carinhosamente
    João Batista do Lago
    @PortalAquiBr
    Editor-Chefe do Portal Aqui Brasil http://www.portalaquibrasil.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao pessoal do @beltrãodadepre vou segui-los

    ResponderExcluir