sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Dia do Leitor

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates
Hoje é Dia do Leitor. Para quem é da turma do "não gosto de ler", falar em livros ou comemorar o Dia do Leitor pode parecer estranho e até desimportante. Mas para quem lê com gosto e profundidade, sabe que um livro pode ditar mudanças na vida. Através da leitura, seja ela de um livro de 800 páginas ou um de dez, seja d euma revista ou de uma notinha na internet, é possível captar personalidades, conhecer caráter de todo tipo e o famoso clichê "viajar sem sair do lugar".

A minha experência com determinados livros é a de sentir alívio porque é só uma história, ou se é real, porque não é comigo. Outro tipo de sensação é a de compartilhar, tomar para mim aquela vida, os móveis das casas descritos detalhadamente. Me apodero dos sentimentos, dos jeitos únicos, mas tão comuns de cada personagem.

Quando mais nova, sem muitos compromissos de trabalho, sem preocupação com contas, uma das minhas preferências era passar horas no quarto, ou na sala quando ficava sozinha em casa, de pernas para o ar, lendo um livro e ouvindo repetidas vezes o mesmo CD, do mesmo artista. Fazia daquilo um tipo de trilha sonora para o livro. Sempre deu certo. Até hoje ouço alguma música e lembro do livro. Toda a história, com cheiros (que nunca senti) inclusive, se instalam na minha cabeça.

Ler é bom.

Um comentário:

  1. Funciona assim pra mim tbm, amo ler e ouvir musica ao mesmo tempo...viajo mesmo nas palavras dos autores. Chego a ler tres livros diferentes ao mesmo tempo. Ler.... vicia...mas é um vicio bom e saudavel.
    Bjs Larissa!!!!
    É sempre um prazer frequentar esse boteco....

    ResponderExcluir